Brasília/DF
4003 1602 (61) 99143-6466
Recife/PE
4003 1602 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
4003 1602 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
4003 1602 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
4003 1602 (85) 99169-6837
Vício em jogos de celular

Vício em jogos de celular


Os jogos de celular são fáceis de baixar e de acessar, a maioria é grátis – pelo menos em um primeiro momento, e podem ser acessados de qualquer lugar, em qualquer momento do dia. Essa facilidade faz com que muitas pessoas busquem neles alívio instantâneo para o estresse, para problemas de família, de trabalho e quaisquer outros tipos de responsabilidade. Eles acabam funcionando como um sistema de escape.

Assim, quando o uso desses aplicativos ultrapassa os limites da moderação e torna-se uma necessidade inadiável do usuário, cria-se o vício. No início, seus sinais são sutis, especialmente porque o jogador se sente no controle da situação, já que a qualquer momento ele pode apertar um botão e desligar o aparelho. Mas logo surgem os primeiros indícios: o usuário passa cada vez mais horas nos aplicativos, a fatura do cartão de crédito começa a subir e ele começa a se interessar cada vez menos nos acontecimentos ao seu redor em troca de continuar jogando.

Sabendo disso, a indústria dos jogos de aplicativos, uma das mais rentáveis atualmente (só em 2016 teve uma receita de 12,6 bilhões de dólares), investe cada vez mais em técnicas que facilitem o envolvimento do usuário a ponto de torná-lo vício. Uma delas é o conhecido tempo de espera para continuar jogando: enquanto você aguarda suas vidas serem recarregadas, sua ansiedade para continuar o jogo só cresce.

O problema é químico. O vício em jogos libera dopamina, que é conhecida como o hormônio da felicidade. Quando os aplicativos associam o tempo de jogo a recompensas, o cérebro entende aquilo como algo necessário a continuar se repetindo. Mas, ao longo do tempo, os níveis de dopamina produzidos tendem a diminuir, de forma que o jogador sente-se compelido a passar mais e mais horas no celular. Quando afastado dos jogos, a produção de dopamina cessa, e seus efeitos podem variar desde irritação, depressão e até a episódios de náusea e insônia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o vício em jogos como uma desordem mental, um problema de saúde que deve ser tratado. O diagnóstico da doença é feito quando o jogador passa a ter problemas de desempenho escolar ou no trabalho, a se isolar do convívio com amigos e família e a tornar financeiramente insustentável o seu vício. Alguns especialistas chegam a comparar o vício em jogos de celular com o vício em cocaína. O usuário simplesmente perde o controle sobre o tempo que passa jogando, não sabe mais definir prioridades e continua a jogar mesmo ciente das consequências que isso vem lhe causando.

O tratamento dos sintomas é voltado à desintoxicação dos jogos e à substituição do prazer que eles liberam por outras fontes mais saudáveis, como exercícios físicos, por exemplo. E a boa notícia é que os sinais de abstinência, apesar de existirem, não chegam a trazer problemas físicos prolongados, como nos casos de dependência de drogas. O ideal é que seja uma fase acompanhada por um especialista, para que o vício não seja substituído por um pior, como álcool, por exemplo.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS