Brasília/DF
4003 1602 (61) 99143-6466
Recife/PE
4003 1602 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
4003 1602 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
4003 1602 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
4003 1602 (85) 99169-6837
Tratamento Tabagismo

Tratamento Tabagismo


Durante anos o ato de fumar foi equivocadamente interpretado como um estilo de vida, e reforçado expressivamente pela propaganda. Hoje, ao contrário, existe o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina,  estando classificada no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Além disso, as diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas.

Parar de fumar não é uma tarefa fácil para ninguém, mas é possível largar o cigarro com tranquilidade e segurança.

A Clínica de Recuperação Terapêutica Viva com sua vasta experiência na dependência química aprimora a metodologia que reúne técnicas modernas e atuais de psicoterapia  e fitoterapia para oferecer uma proposta inovadora no tratamento do tabagismo.

Dentre as principais dificuldades em parar de fumar está a forma como o fumante interpreta sua realidade e seu relacionamento com o cigarro. De maneira geral, a pessoa acredita que é mais confiante e mais relaxada fumando e sem isto será difícil ter prazer na vida.

O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental  possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo  auxiliar o fumante a desenvolver habilidades para permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo. Ambos, quando utilizados simultaneamente garantem o sucesso do tratamento, tornando-o  ainda mais duradouro.

Projeto Terapêutico Personal CARE®

Como funciona nossa metodologia

O tratamento Personal Care é um método exclusivo da Clínica Viva que utiliza a terapia cognitivo-comportamental, esta é a abordagem psicológica contemporânea com mais evidências científicas de efetividade no tratamento do tabagismo.

O objetivo dos psicoterapeutas é conduzir o paciente a vencer os desafios em parar de fumar. Aprender a lidar com situações de risco de recaídas, identificar emoções e controlar suas reações, bem como descobrir novas atividades que gerem satisfação e prazer em sua vida.

Aliado à psicoterapia, há um kit de medicamentos fitoterápicos que atuam no controle dos sintomas da abstinência do cigarro e proporcionam maior conforto físico ao paciente.
Caso necessário, o paciente poderá passar por avaliação psiquiátrica para estabilizar possíveis casos de transtorno de ansiedade, estresse, depressão, entre outros.

Todo o tratamento conta com horários flexíveis, deixando o paciente livre para que possa marcar o horário mais conveniente, sem que atrapalhe sua rotina.

Etapas dos Tratamento

1.
Fitoterapia com medicamentos Naturais
2.
Terapia cognitivo comportamental
3.
Psicoeducação dos pensamentos disfuncionais
4.
Monitoramento do humor
5.
Treinamento de habilidades sociais
6.
Avaliação orgânico-funcional psiquiátrica*
(*) Inclui no plano de tratamento uma consulta de avaliação psiquiátrica e retorno no prazo de 15 dias.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS