Brasília/DF
4003 1602 (61) 99143-6466
Recife/PE
4003 1602 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
4003 1602 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
4003 1602 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
4003 1602 (85) 99169-6837
Tratamento Compulsão Alimentar e Obesidade

Tratamento Compulsão Alimentar e Obesidade


Como o ato de comer está associado à sensação de prazer, muitas vezes, comemos mais do que seria indicado para suprir as necessidades do nosso organismo. Não é difícil perder o controle diante da feijoada de sábado, do macarrão da mama ou da pizza com os amigos aos domingos. No entanto, é comum depois do terceiro ou quarto prato, sermos tomados de certo arrependimento e prometer que iremos comer frugal e comedidamente durante a semana inteira.

Há indivíduos, porém, que perdem o controle quando começam a comer. Esses são capazes de ingerir cinco ou seis mil calorias numa única refeição. São os comedores compulsivos, que precisam de ajuda para superar tal dificuldade.

Para cada pessoa o problema surge de uma forma. Mas podemos apontar problemáticas relacionadas à autoimagem e autoestima. E também, a origem pode ser relacionada a questões emocionais/afetivas.

Além disso, há um fator agravante - podem ocorrer tentativas frustradas de controlar o peso. E com a insatisfação e a falta de controle sobre o próprio corpo, ocorre movimento inverso: a pessoa passa ao uso indiscriminado de alimentos, como forma de resolver estes problemas emocionais.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica é freqüentemente associada à obesidade, por não haver formas de compensação de peso, diferentemente da bulimia ou anorexia. Dado curioso é que, estatisticamente, é ainda mais freqüente que a bulimia ou a anorexia.

A compulsão alimentar atinge de 1 a 4% da população geral e, é mais freqüente em adolescentes e mulheres jovens. No grupo de obesos, atinge por volta de 33 a 50% desta população e também é mais freqüente em adolescentes e mulheres jovens.

Há uma explicação para isto: na adolescência, época de transformação afetiva, social e corporal, a aparência física adquire importância na construção da identidade pessoal.
A recuperação da compulsão alimentar inicia-se na identificação dos principais fatores psicológicos que desencadeiam o comportamento impulsivo e a perda do controle em comer. A terapia cognitivo-comportamental tem demonstrado maior efetividade no tratamento nas causas da compulsão alimentar e obesidade porque tem foco em mudar padrões de crenças e pensamentos disfuncionais da pessoa em relação à comida.

Fale agora mesmo com nossos especialistas! Ligue ou solicite um orçamento.

Projeto Terapêutico

Saiba como funciona todo o tratamento

A metodologia da Clínica Viva está baseada na terapia cognitivo-comportamental, abordagem com foco em alterar os padrões de crenças e pensamentos disfuncionais que levam a comer compulsivo e a obesidade. Os psicoterapeutas visam modificar o comportamento compulsivo por meio da identificação e controle de situações e emoções.

A psicoterapia atua também na forma como a pessoa relaciona consigo e com o ambiente ao seu redor.

O Personal Care é um plano de tratamento com abordagem multidisciplinar que integram especialistas em psicoterapia comportamental, psiquiatria e nutrição.

As consultas são individuais e com horário marcado. Tem duração prevista para seis meses com sessões semanais na Clínica Viva mais próxima da sua residência.

Etapas dos Tratamento

1.
Terapia Cognitivo Comportamental
2.
Psicoeducação de pensamentos disfuncionais
3.
Acompanhamento nutricional
4.
Reeducação alimentar
5.
Avaliaão orgânico-funcional psiquiátrica
6.
Fitoterapia com medicamentos naturais
 

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS