Brasília/DF
4003 1602 (61) 99143-6466
Recife/PE
4003 1602 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
4003 1602 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
4003 1602 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
4003 1602 (85) 99169-6837
Tratamento Ansiedade

Tratamento Ansiedade


Na pré-história, a única preocupação de nossos antepassados era providenciar alimento para sobreviver e fugir de possíveis ameaças de perigo. Nos dias de hoje, o ser humano se esforça para  alcançar sucesso profissional, ser rico, magro, entre outras cobranças. E assim, diante de tantas pressões, não é à toa que o número de ansiosos cresce a cada ano.

Existem autores que definem a modernidade como a era da ansiedade, associando este estado emocional à agitada dinâmica da modernidade onde sofremos pela falta de tempo, competitividade, consumismo e etc. Viver ansiosamente passou a ser uma condição do homem moderno ou um destino a qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.

Neste momento, uma em cada quatro pessoas no mundo está com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido, com as mãos suando. Na mente, um medo inexplicável ou preocupação obsessiva com algo que ainda nem aconteceu. Esses são alguns dos sintomas das crises de ansiedade, um dos transtornos mentais mais incidentes da atualidade e, assim como os demais, extremamente cruel. Dependendo do grau, tira o sono do indivíduo, deixa-o mais predisposto a sofrer de enfermidades cardiovasculares e o priva de sair de casa quando o medo atinge níveis incontroláveis.

O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

Experiências como traumas, violência infantil, bullying, divórcios, maus tratos diversos, podem ser vividos com uma intensidade tal, que se torna difícil ultrapassar a dor e o medo que elas nos trazem. Estas emoções que não ultrapassamos, como o medo, a mágoa, a tristeza, ao longo do tempo destroem a nossa qualidade de vida, limitando-nos na nossa liberdade de sermos felizes.

As pessoas que não conseguem ultrapassar as dificuldades do passado não são as mais fracas, mas sim as que mais sentiram a dor ou o medo dessas experiências.
Um caso crônico recorrente de ansiedade, que afeta seriamente a vida da pessoa, pode ser diagnosticado como transtorno de ansiedade. As mais comuns são: transtorno de ansiedade generalizada, fobias e síndrome do pânico.
Ataques de ansiedade intensos e com certa constância podem caracterizar o que chamamos de síndrome do pânico. Estes ataques quase sempre são acompanhados por medo extremo e repentino da morte e quatro ou mais sintomas corporais ou cognitivos tais como: palpitação, tontura, falta de ar, sentimento de estar fora da realidade, entre outros.

Os ataques na síndrome do pânico podem durar minutos ou horas, são eventos agudos e os sintomas são intensos. Como não podem ser previstos, a pessoa pode ficar estressada, ansiosa e preocupada sobre quando ocorrerá a próxima crise, sendo comum associar a crise a lugares públicos, fechados demais, com pessoas demais.

Diagnóstico da ansiedade

Um bom histórico médico e exame físico são essenciais para o diagnóstico inicial de qualquer transtorno de ansiedade, a fim de excluir qualquer outra condição médica significativa e tratável que poderia estar causando os sintomas. Histórico familiar de transtornos de ansiedade, ou outra doença psiquiátrica, fortalece os indícios para um caso de desordem de ansiedade. Uma vez que há grande associação entre ansiedade e outros problemas psiquiátricos, incluindo abuso de drogas e depressão, o exame médico deve incluir a verificação de sinais de uso de drogas intravenosas ou episódios anteriores de autoflagelação.


A Clínica Viva Melhor prioriza o melhor tratamento, onde o foco é ajudar o paciente a enfrentar o transtorno de ansiedade de forma madura e procurar entender a raiz do problema.

Combater ansiedade com treinamento cognitivo

Cognição se refere ao modo como você percebe o mundo. Ao treinar novas formas de pensar você estará ampliando possibilidades. Eu considero muito interessante ser metacognitivos, ou seja, sermos capazes de pensar sobre nossos pensamentos. Ao analisar que tipo de coisa passa em sua cabeça e avaliar que bases estes pensamentos ansiosos tem na realidade, mais estará treinando formas e possibilidades de controlar a ansiedade.

O psicólogo pode ajudar quando analisa seus pensamentos diante das situações que lhe causam ansiedade. Por exemplo, é muito comum que uma pessoa que está ansiosa diante do envelope, ainda fechado de seus exames médicos, não perceba exatamente que pensamentos a deixam ansiosa, mas com algum treino cognitivo o psicoterapeuta poderá lhe mostrar que o pensamento implícito era, por exemplo: “e se eu tiver uma doença grave, e se morrer amanha e deixar minha família na mão”. O  psicólogo poderá lhe ajudar a encontrar caminhos para novos pensamentos mais verdadeiros e menos ansiosos.

Diante desse panorama e com a aceitação do paciente, prosseguimos com a internação para o tratamento do transtorno de ansiedade, seja ele qual for.
Venha nos visitar e conhecer nossas instalações para comprovar de perto tudo que podemos fazer por você e/ou seu ente querido.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS