Brasília/DF
(61) 3244-1810 (61) 99143-6466
Recife/PE
(81) 3032-4567 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
(61) 99143-6466 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
(53)3305-2456 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
(85) 99169-6837 (85) 99169-6837
Compulsão por compras como controlar

Compulsão por compras como controlar


O mundo hoje é feito de forma a nos estimular a comprar sempre mais e mais. Somos bombardeados de mensagens publicitárias na rua, em nossos e-mails, em nossas redes sociais, desde a hora que acordamos até fecharmos os olhos para dormir. Mensagens que traduzem em nosso cérebro que nossa vida só vai ser melhor se adquirirmos o produto tal, que só seremos mais bonitos se gastarmos dinheiro com o último cosmético. Diante de tanta informação, é difícil filtrar o que é uma compra por necessidade e o que é por impulso.

Todas as pessoas já passaram pela experiência de comprar algo achando que precisavam daquilo e que depois ficou encostado em um canto. Mas, para algumas pessoas, isso é uma rotina que não se resume ao simples ato de comprar: elas gastam dinheiro, tempo e energia em compras ou pensando na próxima aquisição a ser feita. Tanto que isso chega a afetar seu modo de vida e seus relacionamentos. E são tomados de um imenso sentimento de culpa após adquirir o produto escolhido. Esses são os compradores compulsivos.

Se você se encaixa nessa categoria, acenda a luz vermelha agora. Existem algumas técnicas que podem te ajudar a retomar o controle sobre sua vida e voltar a ter prazer em outras coisas que não envolvam compras.

Em um primeiro momento, você vai ter que limpar a sua carteira de todos os cartões de crédito e folhas de cheques. Tranque tudo em uma gaveta e deixe-os em casa. Essas formas de pagamento trazem a falsa sensação de que você tem dinheiro sobrando, o que não é verdade. Ainda, as condições de parcelamento normalmente são tão tentadoras que enganam seu cérebro ao fazer parecer que uma parcela de pequeno valor não vai influenciar no seu orçamento. Portanto, passe a sacar dinheiro e a fazer as compras somente com ele, à vista. Você logo vai perceber que anda gastando muito mais do que ganha.

Outra técnica que ajuda muito é a espera antes da compra. Funciona assim: sempre que você sentir o impulso de adquirir algum produto, espere 30 minutos antes de fazê-lo. Se você estiver em um shopping, por exemplo, vá dar uma volta e ver outras lojas primeiro. Eleja alguma atividade a ser feita antes de já ir fechando a compra. Esse período é essencial para baixar os níveis de ansiedade e fazer com que seu cérebro consiga raciocinar e distinguir se a compra estaria sendo feita por impulso ou não. Passado esse período, se você ainda quiser voltar na loja para fazer a compra, vá.

Delete todos os aplicativos de compras no celular e bloqueie os e-mails de promoções online. Livrar-se das tentações é um grande primeiro passo. Já existem até aplicativos de celular que bloqueiam o acesso de sites comerciais em seus dispositivos. Use-os a seu favor.

Cada vez que você pratica alguma dessas ações, parabenize-se. Essa simples ação já desloca seus pensamentos para coisas mais produtivas e, ainda, eleva sua autoestima e a sensação de que você está no controle. E não desista: se precisar de ajuda especializada, busque-a. Profissionais treinados podem te ajudar a identificar as causas de sua ansiedade e a colocar sua vida de volta nos trilhos.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS