Brasília/DF
Fortaleza/CE
(85) 99169-6837 (85) 99169-6837

Doenças causadas pelo tabagismo

Há quem garanta que o cigarro ajuda a relaxar e controla a ansiedade. Mas a que preço? O cigarro é um grande vilão e pode provocar mais de 50 tipos diferentes de doenças. Entre elas câncer, infarto e AVC.

Se você está preocupado com a sua saúde, aqui você vai encontrar as informações de que precisa para saber como o cigarro está afetando a sua qualidade de vida.

Apesar de o clima ser de pessimismo, a Clínica Viva Melhor tem também boas notícias.

Doenças causadas pelo hábito de fumar

A lista é grande e entre os itens estão muitas doenças graves. Porém isso não é nenhuma novidade. Muitas campanhas com a missão de conscientizar as pessoas sobre os perigos do hábito de fumar circulam pelas mídias já há algum tempo.

Mas, ainda assim, muitas pessoas insistem em continuar fazendo uso do cigarro. O problema é que, além de ser prejudicial à saúde, ele ainda vicia, o que torna mais difícil o combate ao tabagismo.

Não estamos dispostos a poupar você das informações impactantes. Então segue a lista das doenças mais perigosas causadas por esse hábito tão prejudicial.

As substâncias nocivas encontradas na fumaça do cigarro provocam lesões nas células que cobrem o interior do pulmão, favorecendo o surgimento do câncer.

Estão no grupo das DPOC (Doenças pulmonares obstrutivas crônicas) e ocorrem pela dificuldade de troca do ar armazenado nos pulmões. Há danos ao tecido pulmonar provocados pelo hábito de fumar.

O fumo torna as artérias mais propensas ao acúmulo de gordura e dificulta a circulação. Ele ainda contribui para a oxidação do colesterol, criando ambiente propício para infarto, AVC e outras doenças circulatórias graves.

O hábito de fumar provoca entupimento das artérias e reduz a dilatação. Isso dificulta o fluxo sanguíneo nos vasos do pênis, prejudicando assim a ereção que necessita alta concentração de sangue para ocorrer.

As toxinas encontradas no cigarro aumentam as chances do surgimento das doenças reumáticas porque o fumo afeta o sistema imunológico.

A nicotina facilita o surgimento de bactérias que causam as úlceras gástricas. O fumo também dificulta a digestão e causa outras doenças do aparelho digestivo, como o refluxo, por exemplo.

O hábito de fumar agride os olhos. A fumaça que não é inalada ou é expelida muitas vezes vai em direção aos olhos, causando irritação, dificultando a lubrificação e prejudicando a transparência do cristalino, o que favorece o surgimento da catarata.

As substâncias nocivas encontradas na fumaça do cigarro também são responsáveis por outras doenças graves como vários tipos de câncer e Mal de Alzheimer.

Aqui começam as boas notícias

Quando alguém para de fumar, os benefícios começam a ser sentidos quase que imediatamente. Em menos de um mês quase todas as funções do corpo voltam ao normal e em menos de um ano os riscos de sofrer um enfarto são reduzidos pela metade.

A Clínica Viva Melhor conta com tratamentos direcionados ao tabagismo. Você que quer trocar o cigarro por hábitos saudáveis encontra profissionais especializados para lhe auxiliar a ser o vencedor nessa luta.