Brasília/DF – (61) 3244-1810 (61) 98247-4460
Recife/PE – (81) 3032-4567 (81) 99535-2737
Anápolis/GO – (62) 98259-1481
Pelotas/RS – (53)3305-2456 (53) 99900-2244

Como diagnosticar um alcoólatra?


Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba que isso está acontecendo e acabe por consumir cada vez mais a substância.

Muitas vezes, o alerta pode partir de quem está em volta, como familiares ou amigos. Mas, você sabe reconhecer quando o consumo de álcool se tornou uma doença? Continue lendo esse artigo e descubra!

Quais os sintomas de alcoolismo?

Os sintomas mais comuns que identificam a dependência do álcool são:

Quais são as conseqüências do alcoolismo?

Uma das primeiras consequências se dá nas relações do alcoolista. Dificilmente ele consegue manter relações saudáveis com as pessoas a sua volta, principalmente com os seus parceiros e filhos.

Manter o compromisso com o trabalho também passa ser uma tarefa difícil. Isso porque possivelmente o alcoolista começará a se ausentar devido aos problemas relacionados com o consumo da bebida ou irá trabalhar sob o efeito desta substância.

Além desses problemas, existem também as consequências físicas, que podem ser acidentes causados por dirigir ou fazer alguma atividade de risco sob o efeito de álcool e  males como:

Como ou onde posso receber um diagnóstico preciso de alcoolismo?

As informações contidas nesse artigo servem apenas para te auxiliar. Para receber um diagnóstico preciso, é importante procurar um médico. O diagnóstico de alcoolismo não é dado de acordo com o tipo de bebida ou a quantidade ingerida, mas sim pela capacidade do dependente em controlar o consumo.

Existem algumas características no alcoólatra que podem facilitar esse diagnóstico, como:

O profissional responsável para dar esse diagnóstico através dos sintomas descritos e de algumas avaliações é o médico psiquiatra. Na Clínica Viva Melhor, é possível encontrar profissionais qualificados que poderão lhe auxiliar não apenas com o diagnóstico, mas também com o tratamento da doença.  Visite-nos e conheça o trabalho que realizamos!